Mais afinal o que é performance?
Bem, eu compreendi que a performance pode ser uma
representação, ato-ação, ou qualquer ato pensado que seja realizado com o propósito de uma critica ou ponto de vista expressivo do(s) performistas. A performance segue um roteiro com as ações que seram desenvolvidas afim de que se faça
entender a mensagem que deseja passar sendo claro ou não para quem vê. Esse roteiro está associado a uma
ideia central que a performance quer passar. no nosso caso em específico uma Crítica como o Curso de Artes Visuais é visto, bem como uma maneira de solicitarmos o Laboratório de Artes Visuais.
Utilizamos três cadeiras em formato de V ou A de cabeça para baixo, para mostrar como o nosso curso, e ao mesmo tempo para que as pessoas passassem entre nós, de forma a interagir com a performance e como estratégia para que pudessem se sentirem incomodadas e com dificuldade de acesso, pois é assim
que nos sentimos dentro do curso.
Ficamos paradas como estátuas por cerca de 10 minutos. Fizemos uma performance em frente ao prédio da reitoria, na perspectiva
de chamar a atenção do reitor, coordenadores do curso, docentes e
discentes, uma vez que é o único espaço que tem a lanchonete onde os acadêmicos se encontram. Mostrando as dificuldades que o curso de Artes
Visuais vem enfrentando dentro da
universidade, com a falta de um laboratório adequado, onde possam ser
realizadas as aulas práticas com dignidade e pelo menos dentro das
condições mínimas para o ensino e aprendizagem. pois hoje só temos uma
simples cadeira de braço.
De um lado da cadeira está a
Hellen Moreira de olhos vedados e sentada como se estivesse escrevendo no caderno em branco com um pincel, pois é assim que somos cegamente vistos, ou deixados do olhar e o único material que temos são cadernos e uma simples folha de papel A4. Do Outro lado a Paula Correia, com a boca
amordaçada, segurando um pincel e uma
prancheta com folha de papel em branco, pois não adianta falar, simplesmente nossas necessidades são ignoradas, assim falta motivação para os alunos continuarem no curso. O prédio provisório está alugado mais não podemos ocupar o espaço. O que está faltando para transformarmos essa folha em branco, em objeto de arte???? E por fim eu, Patrícia Padilha, com as mãos amarradas e um pincel na boca, onde me coloquei de pé em frente à uma cadeira, mostrando como estamos aprisionados à sala de aula, sem suporte técnico adequado, representando o professor que se vê de mãos atadas e tem que se virar para dinamizar a aula, a cadeira varia, uma dúvida será que estamos aprendendo, será que seremos bons profissionais sem ter prática, será que os alunos não irão desistir, por falta de motivação. SERÁ QUE TEREMOS UM LABORATÓRIO DE DESENHO? Será .....
Depois deste desabafo, gostaria de dizer que não há uma regra para a criação de uma performance, porém é necessário um planejamento, um estudo do espaço, da ação, da reação das pessoas, do resultado que se espera e foco no objetivo.
A princípio foi observado o espaço o qual gostaríamos de realizar a perfornance, em seguida focou-se no objetivo, em seguida quais ações seriam desenvolvidas, quais materiais seriam necessários para a execução da mesma. posteriormente traçamos um roteiro da ação, tempo da performance, ensaio e planejamos a captura audio-visual desta ação, que foi desde os bastidores, onde expomos aos outros colegas como seria a ação, e como quais ângulos seriam importantes, bem como o processo de captura de imagem da reação das pessoas.
É fundamental que planejamos nossas ações, para que nada saia do contexto. Essa foi uma experiência muito positiva, pois rompeu as barreiras da vergonha.
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